quarta-feira, 29 de agosto de 2012

SQUASH / Apresentação

INTRODUÇÃO...

Este blog , destina-se á apresentação e divulgação, assim como para todos os adeptos de desporto e muito em particular aos praticantes e futuros praticantes deste fabuloso desporto chamado SQUASH; È numa clara intenção da divulgação da prática da modalidade na nossa Cidade de Santa Comba dão onde já esta dotada de dois excelentes campos ou courts situados no pavilhão gimnodesportivo , mas com muito poucos praticantes.


Mas afinal o que é o SQUASH?

É um desporto com nome estranho! È certo. Mas não deixa de ser uma actividade desportiva “excelente”, é praticado dentro de uma sala própria (fotos abaixo), com raquetes especificas (ver em fotos os modelos das raquetes) e por uma bola de borracha oca (ver tipo de bola na secção de fotos) onde existem linhas divisórias e de limitação do campo “útil de jogo”, é praticado por duas pessoas , que é a vertente mais usual, mas também pode ser praticado por equipas de pares ou seja 4 jogadores. Court de Squash e medidas:

 
Voltando ao jogo a singulares, isto é com duas pessoas, o “court” é dividido no plano horizontal (chão) em três grandes partes, uma linha central separa as tres caixas esquerda e a direita (como ilustra a figura abaixo), em cada uma dessas caixas encontra-se uma mais pequena , chamada a caixa de serviço. A parede frontal têm 3 linhas horizontais, a mais abaixo e mais alto são as linhas de limite de jogo, a linha do meio serve como uma éspecie de rede para a execução do serviço, onde a bola têm que bater acima dessa linha e ir para a caixa do adversário (ver vídeo na secção de vídeos). A pontuação pode ser em sistema de pontuação directa, isto é cada jogada válida é um ponto e vai até aos 11 com separação de dois pontos para o adversário, ou então até 9 pontos, mas têm que haver conquista de serviço e não conta como ponto, ou seja só quem serve e marcar é que pontua. As partidas podem ser á melhor de 5 ou de 3.

Ao ver praticar a modalidade pode parecer perigoso, mas todos os desportos têm o seu grau de perigo, este não foge á regra. Contudo uma das regras fundamentais é nunca colocar a integridade física do adversário em risco , e para tal, pára-se o jogo e volta-se a repetir a jogada é chamado de “LET” e depois há as faltas que são por exemplo as obstroções o estar á frente da bola impedindo a pancada na bola do adversário, então é falta e é chamado um Stroke.

Portanto para a prática da modalidade o equipamento (ver na secção fotos) necessário é:
• Raquete (existem vários modelos e gramagens);
• Bola;
• Sapatilhas indoor, de borracha virgem;
• T´shirt
• Calções
• Óculos de protecção( sendo este equipamento opcional, havendo ligas onde já é obrigatório o seu uso);

ALGUMAS IMAGENS:

 
Agora é “experimentar” e tentar ficar “amante “ , desta modalidade;

João Cordeiro
23/08/12